quarta-feira, 27 de setembro de 2017

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL - BERÇÁRIO I



PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
BERÇÁRIO I 
 

CEI: Bela Vista
Turma: B I 2017
Professoras: Iluir, Janice, Joedna e Nilda
Auxiliares: Juliana, Makaren e Pamela
Duração do projeto: 15 dias


Parte do projeto já foi realizada pelas professoras, posteriormente serão realizadas outras atividades que reforcem tudo que já foi explorado pelas crianças.


PROBLEMA

O que deve ser feito para as crianças se alimentarem melhor?


OBJETIVO GERAL

Criar situações em que as crianças tenham a oportunidade de aprender a se alimentar, de maneira correta e saudável, dentro e fora do ambiente escolar.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Utilizar os contos infantis para estimular a criatividade e a imaginação das crianças;

– Envolver a família na aquisição de algumas frutas para o CEI;

– Oferecer às crianças vários tipos de alimentos;
– Estimular o gosto por vários tipos de alimentos, a partir da degustação, musicalidade e ludicidade;

– Fazer com que a criança aprecie vários alimentos do seu contexto diário, a partir do tato, cheiro e paladar;

– Desenvolver os órgãos do sentido, durante as atividades;

– Criar situações em que a criança aprenda brincando, a importância de cada alimento consumido durante o dia, e os benefícios para a sua saúde;
– Promover momentos de atividades físicas em que os bebês desenvolvam seus movimentos com mais destreza e habilidade ao: deslocar-se de um lado para outro da sala, subir e descer, escorar-se nos objetos, engatinhar e outros;


JUSTIFICATIVA


Este projeto se propõe a ensinar e estimular às crianças a terem bons hábitos de alimentação, e também de que maneira, nós professoras e família, podemos contribuir com hábitos mais saudáveis. A criança deve e precisa alimentar-se muito bem, os alimentos devem ser apresentados a ela com cautela e paciência, a partir dos quatro meses de idade os bebês estão começando a se alimentar, primeiramente com alimentos mais líquidos como sopas e outros alimentos triturados, assim, evita-se que eles não se afoguem ou tenham cólicas e dores intestinais, depois dos seis meses de idade os sabores são mais apurados e os alimentos mais sólidos e picados. Não se pode deixar de ressaltar a importância do leite materno, que além de aumentar a imunidade dos bebês também aproxima ainda mais a mãe do seu filho, é um momento mágico e único que deve ser vivenciado pelo menos até os seis meses.
Depois de seis meses de vida, outros alimentos já podem ser oferecidos à criança, mas a mãe pode e deve amamentar o seu filho pelo menos até ele completar um ano de idade. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), “se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase um milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas, todos os anos, e outros milhares de meninos e meninas cresceriam muito mais saudáveis em todo o mundo”.


O momento da mastigação

Esta fase também contribui para a saúde de todas as crianças, onde a calma e a paciência são muito importantes na alimentação de todos.
De acordo com Alice Mami Hayashi, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde:
Mastigar bem é importante.
A mastigação tem um papel essencial no processo da alimentação. A digestão inicia na boca e os alimentos são misturados a enzimas presentes na saliva, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Além disso, a mastigação e os estímulos ao longo de todo o trato digestório participam da regulação do apetite e da saciedade.
Se a criança mastiga pouco e come muito rápido, o cérebro não tem tempo suficiente para perceber a saciedade. Quem come devagar e mastiga bem os alimentos aprende a saborear a refeição e a controlar a quantidade de comida que a satisfaz, levando esses hábitos para a vida adulta”, conclui a especialista.
A água também se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo. E por fim os pequeninos devem dormir bem e descansar para ter uma boa saúde. Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono),dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.
Em geral a boa alimentação envolve amor, tempo, paciência, disciplina, bons alimentos, e muita calma na hora de alimentar os bebês, eles merecem toda a nossa atenção e respeito ao experimentar e aceitar os alimentos que eles realmente apreciam.


EXPERIÊNCIAS:

Todas as atividades foram realizadas dentro e fora da sala de aula, para que assim os bebês fossem envolvidos em um espaço onde eles pudessem se deslocar de um lado para outro e tivessem a liberdade de degustar os alimentos livremente. O lúdico também contribuiu para este momento em que eles alimentaram –se bem e com alegria.


ESTRATÉGIAS:

1º Dia: O encantamento das crianças foi a partir de músicas relacionadas ao tema ex: tomatinho vermelho, palavra cantada e outras, na sequência a aula segue com a professora mostrando figuras grandes de alguns alimentos, principalmente frutas. No final da aula todas as figuras são expostas no mural.







2 º Dia: Todos os pais contribuem com uma fruta, para enriquecimento da aula. As professoras montam uma grande cesta com frutas, alguns legumes e verduras, são cores e tamanhos de encher os olhos, eles observam manuseiam e na sequência experimentam algumas frutas.










3º Dia: Neste dia as crianças continuam degustando suas frutas, e consequentemente desenvolvendo os órgãos do sentido.









4 ° Dia: O lúdico invade a sala e neste momento acontece a magia do aprendizado. É cantando, sorrindo e brincando de faz de conta que os pequeninos aprendem e também se divertem. Desde o momento da higiene dos alimentos, até a hora de colocá-los em um grande panelão. Com a ajuda especial das crianças.









5º Dia: Apresentação de um teatro com fantoches de frutas e brincadeiras ao ar livre para estimular exercícios físicos que contribuem para uma boa saúde e bem-estar de todos.

De acordo com Carlos Drumont de Andrade:

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.







Ao nascerem, os bebês entram em contato com o mundo que o cerca. Tudo para eles é novo e a cada instante algo desconhecido lhe acontece. O tempo todo a criança aprende algo que nunca vivenciou, recebe estímulos constantemente e, por isso, as sonecas são fundamentais para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizado.
Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados.



Momento do soninho:






Tomar água e alimentar-se sozinha deixa a criança mais independente, isso contribui para sua autonomia autoestima e desenvolvimento.


Hora do almoço: 




Hora de tomar água/chá:



Material utilizado:

Livros
Fantoches de palitos de picolé
Cama elástica
Frutas
Legumes
Figuras de alimentos
CDS
Panela e colher




AVALIAÇÃO:

O projeto que foi realizado, na sala de Berçário I, durante cinco dias, foi lindo e surpreendente, observou-se que boa parte das crianças aceitou bem todos os alimentos oferecidos a elas, algumas crianças comeram somente algumas frutas, mas teve um menino em especial que não comeu nada, não quis nem experimentar. As professoras respeitaram a escolha dele já que sentimos um pouco de resistência até para manusear os alimentos. Em todos os momentos buscou-se mostrar que a alimentação saudável é o princípio de tudo, mas ela não age sozinha, ou seja, ela vem acompanhada da higiene do corpo e dos alimentos, exercícios físicos, ingestão de líquidos para o bom funcionamento do corpo, e por fim o sono, que é fundamental para o bem-estar do ser humano e o desenvolvimento de todas as crianças.
Além de deixar os bebês mais calmos e relaxados. Percebeu-se mais atenção e concentração por parte de todos principalmente na hora das atividades.



REFERÊNCIAS:

Sites sobre alimentação saudável


CONVERSA DE RODA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL.]
BERÇÁRIO I

No dia 14/09/2017 estiveram reunidos em uma conversa de roda com a nutricionista Natália, a diretora Micheli as professoras Iluir e Joedna.
Também contamos com a presença dos pais:

    Assuntos Pautados:

  • Recursos Estaduais e Municipal investidos na alimentação;
  • Participação ativa do conselho Municipal de Alimentação. Representado por Claudemir j. Olívio de liz.
  • Composição Nutritiva de alimentação para berçários, fazes de Desenvolvimento e etapas de alimentação de acordo com faixa etária.















































Um comentário:

  1. Adorei o projeto desenvolvido com as crianças. Meu coração de mãe se alegra em ver o empenho de todos em levar o conhecimento de forma prazerosa, lúdica, as crianças e a suas famílias.

    Parabéns!

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