quarta-feira, 14 de março de 2018

Berçário II - Professoras Loreni e Luzia e Auxiliares Franciele, Juliana, Meiriane e Solange

Uma das grandes conquistas da criança em seu processo de desenvolvimento é o início da construção da própria identidade. Mas, se refletirmos profundamente sobre esse tema, percebemos que a identidade leva uma vida inteira para ser construída!
Quem sou eu?
O que eu gosto?

O que eu não gosto?
Como eu me cuido?
Como me relaciono?
O que é importante para mim?
O que me diverte?
E muitos etc. para conduzir uma jornada de décadas de autoconhecimento! Contudo, esse caminho tem seu início quando o bebê vem ao mundo e experimenta as sensações, emoções e aprendizagens que faz do seu entorno. Assim, o roteiro interminável das perguntas acima é formulado desde sempre! Perceber os próprios movimentos, os limites e as conquistas faz parte da construção da identidade. Observar o outro e interagir complementa o processo. Brincadeiras que desafiam a espacialidade, que favorecem agir ora em grupo ora individualmente, que propõem construções e transformações dos espaços são apropriadas a esse campo de experiências.









 



 



 




 



















Responsável pela publicação: Joanice Lara da Rosa

Um comentário:

  1. Lindo trabalho do Berçário II
    A criança, por meio do toque, da fala e das atividades propostas pelas professoras, irá compreender e se relacionar com o mundo a sua volta, ela não irá vê-lo como sendo a si própria, pois entenderá seus limites corporais e, consequentemente, irá aprender a se diferenciar do outro. Porém, tudo isso estará ligado ao cuidado com que as educadoras irão realizar cada uma dessas coisas...
    O escritor Miguel Oliveira, apresenta uma informação importante sobre o berçário, onde o cuidado tem uma função educativa:
    “Com o propósito de obter o desenvolvimento integral da criança como indivíduo na sociedade onde vive, vale ressaltar o cuidado relacional, onde a criança estará se socializando com o ambiente que a cerca; cuidado individual, onde a criança deverá aprender sua particularidade em relação aos outros”.
    Percebe-se que no Berçário se ensina através do cuidado!
    Gratidão às professoras que cuidam com tanto carinho das nossas crianças!

    ResponderExcluir

Última postagem

FOLCLORE MATERNAL I ''A'' E MATERNAL MISTO  22 de agosto dia do folclore brasileiro. Estudar sobre o folclore tem como objet...